top of page
Buscar
  • sohmaesalq

INDICADORES FÍSICOS DE QUALIDADE DO SOLO

A Avaliação Visual da Estrutura do solo (VESS na sigla em inglês) é uma metodologia instrutiva realizada a campo para avaliar a qualidade da estrutura do solo.

Para sua realização necessita apenas de uma cartilha instrutiva, uma pá de corte e uma bandeja podendo ser realizada por técnicos e produtores rurais.




Sua avaliação é simples e fácil, onde após retirar uma fatia de solo com dimensões de 20x20x15 cm identifica-se o tamanho, forma e firmeza dos agregados, porosidade visível e raízes atribuindo uma nota que varia de 1 a 5, onde quanto mais próximo de 1 significa boa qualidade estrutural e próximo a 5 significa pobre qualidade estrutural. 





Inicialmente, esta metodologia foi desenvolvida para solos europeus e posteriormente, cerca de 10 anos atrás foi adaptada e desenvolvida para solos brasileiros. Desde então, o VESS vem contribuindo como indicador de qualidade do solo, principalmente no diagnóstico da compactação do solo. Para saber mais sobre a cartilha instrutiva e trabalhos desenvolvidos no Brasil com este indicador acesse os links abaixo:


Cartilha instrutiva:



Mudança de uso da terra:



Remoção de palha na cana-de-açúcar: 



Relação com fauna do solo: 



Estudos gerais: 



Texto por: Felipe Bonini

55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page