top of page
Buscar
  • sohmaesalq

MESOFAUNA DO SOLO

A mesofauna do solo inclui os organismos que possuem diâmetro de corpo entre 0,2 a 2,0 mm e seus representantes se concentram em grande quantidade na camada de 0 a 5 cm de profundidade.

Sínfilos, proturos, ácaros, colêmbolos e besouros são alguns dos principais representantes da mesofauna do solo. A mesofauna do solo exerce grande influência sobre as propriedades químicas e biológicas do solo, desempenhando funções detritívoras, que contribuem para a decomposição da matéria orgânica e o controle das populações de microrganismos.

De forma geral, os organismos da mesofauna são sensíveis a alterações ambientais, principalmente as decorrentes de atividades antrópicas. Tais perturbações, alteram o habitat da fauna do solo, limita a disponibilidade de recursos e modifica as interações ecológicas, consequentemente, o funcionamento do solo é afetado.

A coleta é semelhante a da macrofauna do solo, sendo comumente realizada pelo método do monólito ou através de armadilhas de queda. Quando a coleta é realizada por monólitos, a etapa de extração não é realizada manualmente. Entre os métodos de extração o que apresenta maior eficiência e é mais utilizado é o funil de Berlese-Tullgren.

Basicamente, a amostra de solo é colocada dentro do funil, a parte superior é aquecida por uma lâmpada de 25W e devido aos gradientes de temperatura e umidade formados os organismos tendem a se deslocarem para a região inferior, onde está localizada uma malha com 2 mm de diâmetro que seleciona automaticamente os organismos, os quais escorregam pelo funil e são coletados por um reservatório contendo álcool.

Após a extração, as etapas de identificação e classificação seguem normalmente com o auxílio de um microscópio estereoscópico. E posteriormente, pode-se calcular a abundância, diversidade, uniformidade e dominância de táxons.






Quer saber mais sobre a mesofauna do solo, sua importância, seus representantes e sua utilização como bioindicador da qualidade do solo??? Acesse o link abaixo.


1.567 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page