top of page
Buscar
  • sohmaesalq

O que é qualidade do solo?

O que é qualidade do solo?


Um solo saudável ou um solo de qualidade (termos intercambiáveis), é um solo com aptidão de apoiar o crescimento das culturas sem se degradar ou prejudicar o meio ambiente. Isso no ponto de vista da agricultura.


De um ponto de vista mais amplo, um solo de qualidade, além de sustentar a produção agropecuária, deve ser capaz, dentro de certos limites naturais ou gerenciais do ecossistema, manter a qualidade da água e do ar e apoiar a saúde e habitação humana.

De forma geral, a qualidade do solo será condicionada por fatores antropogênicos (ex: uso de terra, sistema de cultivo), e características inerentes do solo (ex: material de origem, topografia).


Como saber se um solo é “saudável”?


Infelizmente a qualidade do solo não pode ser mensurada diretamente no campo ou laboratório, mas pode ser inferida indiretamente através de indicadores do solo, que são propriedades ou processos do solo capazes de serem mensuradas. Abaixo estão alguns dos indicadores mais utilizados:



Físicos: Densidade do solo e estabilidade de macroagregados;

Químicos: pH, Fósforo e Potássio;

Biológicos: Carbono orgânico do solo e Carbono da biomassa microbiana.





Referências:

CHERUBIN, Mauricio R. et al. Soil quality indexing strategies for evaluating sugarcane expansion in Brazil. PloS one, v. 11, n. 3, 2016.

KARLEN, D. L. et al. Soil quality: a concept, definition, and framework for evaluation (a guest editorial). Soil Science Society of America Journal, v. 61, n. 1, p. 4-10, 1997.

159 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page