top of page

Projeto da Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas Martha Luthosa Carvalho.

       O uso de biochar pode ser uma alternativa para aumentar a disponibilidade de água às plantas em solos arenosos? Esse foi o tema do artigo recentemente publicado na revista científica Agriculture por integrantes do grupo SOHMA.

                De acordo com a autora, Martha Lustosa Carvalho, Engenheira Agrônoma e mestranda do PPG em Solos e Nutrição de Plantas da ESALQ-USP, a adição de biochar (também chamado no Brasil de biocarvão) é uma estratégia promissora para mitigar o stress hídrico das culturas em solos marginais. Foi demonstrado no trabalho que o biochar elevou a capacidade de retenção de água do solo testado, principalmente no intervalo de maior disponibilidade para as plantas, aumentando o conteúdo de água disponível. Este resultado está associado à características inerentes do biochar (e. g., porosidade interna) e melhorias promovidas por este à estrutura do solo. As doses necessárias para obter os melhores resultados, porém, variam conforme o solo e as características do biochar utilizado.

                Esse artigo é resultado do trabalho de conclusão de curso de Martha Lustosa Carvalho, sob orientação do Prof. Maurício Roberto Cherubin.

Carvalho, M. L.; de Moraes, M. T.; Cerri, C. E. P.; Cherubin, M. R. (2020). Biochar Amendment Enhances Water Retention in a Tropical Sandy Soil. Agriculture, 10(3), 1-13. Para mais informações, acesse o artigo na íntegra gratuitamente em: https://www.mdpi.com/2077-0472/10/3/62

IMG_20180818_161818.jpg
IMG_20180818_161818.jpg
bottom of page